RS segue com tempo instável neste sábado de Carnaval

Foto: Laura Gross

Temporal atingiu a Capital com ventos de 80km/h - Foto: Laura Gross
Temporal atingiu a Capital com ventos de 80km/h – Foto: Laura Gross

Uma massa de ar quente e úmido permanece sobre o Rio Grande do Sul, neste sábado, trazendo mais instabilidade. No começo da madrugada, nuvens carregadas que provocaram temporais atuam no Leste gaúcho e logo se afastam para o oceano. Por isso, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões no decorrer do dia em outra jornada quente e abafada.
O calor estimula a formação já de manhã de áreas de instabilidade, sobretudo na Metade Oeste, e em diversas regiões da tarde para a noite. A Metade Norte tem maior probabilidade de chuva. Segue o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados.
As mínimas rondam os 17ºC em São José dos Ausentes e os 18ºC em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34ºC em Uruguaiana e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24ºC e 34ºC. Já no Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22ºC e 29ºC.
Temporais gerados pela combinação de forte calor e maior umidade atingiram diferentes regiões do RS com estragos, como no Litoral Norte, Capital, Vale do Rio Pardo e Litoral Norte. Mais de meio milhão de gaúchos ficaram sem luz. Houve danos estruturais em prédios em cidades como Capão da Canoa, Porto Alegre e Venâncio Aires. Na Capital, o vento atingiu 80 km/h no Aeroporto Salgado Filho, mas houve rajadas mais intensas na área central da cidade.

É possível que um downburst, corrente de vento violenta descendente de uma nuvem, tenha atingido o Centro de Porto Alegre. É o que a MetSul conclui por vídeos e os danos como destelhamentos e quedas de árvores e galhos. As tempestades vieram após muito calor. Fez 38,1ºC em Campo Bom, 37,9ºC em Santa Cruz, 37,7ºC em Bagé, 37,4ºC em Jaguarão, 37,2ºC em Teutônia e Quaraí, e 37,1ºC em Rio Pardo.

 Sempre que há calor excessivo, o risco de temporais fortes, sobretudo de vento, aumenta muito em atmosfera instável.