Saiba o que funciona no feriadão de Carnaval

O feridão de Carnaval altera o funcionamento de alguns serviços importantes. A agências bancárias atenderão somente a partir da quarta-feira de cinzas, após o meio-dia, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com data de vencimento nos dias 12 e 13 (segunda e terça) poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira. Em relação as casas lotéricas, a previsão é de que elas funcionem normalmente no sábado e na quarta.
Já os supermercados não abrem na na terça-feira, conforme a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas). No interior, porém, a abertura ou fechamento são decisões regidas pela convenção coletiva de trabalho firmada no município.
Sobre o comércio, o Sindilojas Porto Alegre informa que na terça as lojas não poderão funcionar com empregados. A condição foi estabelecida na Convenção Coletiva de Trabalho 2018, firmada entre a entidade e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. O final de semana, a segunda e a quarta-feira são considerados dias normais de trabalho.
Serviços públicos
Quanto aos serviços prestados pelos órgãos públicos, grande parte funcionará em regime de plantão. Na área da saúde, a Farmácia de Medicamentos Especiais e o Hemocentro do Estado voltam a atender somente a partir das 13h de quarta-feira. O Centro de Informações Toxicológicas (CIT) terá plantão 24 horas no telefone 0800 721 3000.
Na Capital, os postos de saúde fecharão neste sábado e somente voltam a atender na tarde de quarta-feira. Já as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas funcionarão 24 horas todos os dias.
Sobre a Justiça, o Tribunal Regional Federal (TRF4) funcionará em regime de plantão. Os trabalhos voltam a partir das 13h de quarta. No Ministério Público Federal não haverá expediente na segunda e terça, exceto plantão até as 13h de quarta, quando será retomado o funcionamento normal.
No Tribunal de Justiça do Estado (TJE) também não haverá funcionamento na segunda e terça.  Na quarta o funcionamento será das 12h às 19h. Haverá plantão no TJE e nos 165 foros no interior do Estado.