Litoral: Força-tarefa interdita dois mercados com quase uma tonelada de alimentos impróprios

Uma ação coordenada pelo Ministério Público nesta quinta-feira culminou com o fechamento total de dois estabelecimentos comerciais, que reuniam cerca de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo no litoral Norte.
Ao todo, a Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar vistoriou seis mercados nos municípios de Capão da Canoa e Xangri-lá. Na ação, dois locais foram totalmente interditados e um sofreu interdição parcial.
Em Capão, o Mercado Lessa foi fechado e o proprietário e a filha dele presos em flagrante pela prática de delito contra as relações de consumo. Em Xangri-lá, a força tarefa fechou o JP Boutique de Carne. Ainda em Capão da Canoa, o Super da Praia sofreu interdição parcial.
Nos estabelecimentos, foram encontrados alimentos fora da temperatura adequada, sem procedência, embalagens estragadas e com validade vencida – em alguns casos, há três anos. Frutas com insetos, diversos problemas de infraestrutura e falta de higiene também foram observados durante as vistorias.
Participaram da operação, representantes do MP, da Polícia Civil, Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estadual, além de agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Patram e Procon.