Mais de 50 escolas estaduais vão começar o ano letivo apenas em abril

Em função da greve de professores e funcionários estaduais, que durou 94 dias em 2017, algumas escolas ainda estão cumprindo o calendário de recuperação do ano letivo. Em entrevista nesta manhã ao programa Governo em Rede, da Rádio Web Piratini, o secretário de Educação Ronald Krummenauer informou que 52 instituições vão encerrar suas atividades em março e devem retomar o funcionamento em abril, após 30 dias de férias.
Cerca de 2 mil escolas das 2.545 encerram a recuperação das aulas ainda em dezembro. De acordo com o secretário, 350 concluíram as atividades em janeiro e 137 vão encerrar a recuperação em fevereiro.
Os colégios que vão concluir as atividades mais tarde devem ter o ano letivo de 2018 finalizado em janeiro de 2019. O calendário de recuperação varia de acordo com o tempo em que cada unidade ficou paralisada.
Krummenauer salientou, ainda, que uma reorganização da rede escolar será pensada no início do ano letivo, em função da diminuição no número de alunos na rede pública. Segundo o secretário, cerca de 900 mil alunos compõe a rede estadual atualmente. O número em 2009 era de um 1,1 milhão.
Em relação aos funcionários, 66,5 mil professores compõe o quadro, sendo 14 mil temporários. Somam-se a eles 20 mil funcionários em diversas funções.
Na manhã dessa terça-feira, a Secretaria Estadual de Educação divulgou um edital para a contratação emergencial de professores. Há vagas para quase todas as 39 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). As inscrições acontecem de 8 a 19 de fevereiro na página da secretaria na internet ou nas sedes das CREs.