Roubo de cabos deixa viaduto sem energia em Porto Alegre

Mais de mil metros de cabos foram furtados no Viaduto José Eduardo Utzig, localizado no bairro São João, na Terceira Perimetral, sobre a avenida Benjamin Constant, no início de fevereiro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu na última segunda-feira a caixa distribuidora danificada pelos autores do vandalismo.
A técnica em Trânsito e Transportes da empresa, Fernanda Araujo Marzani, detalha que a caixa, pertencente a EPTC, é responsável por abrigar todos os equipamentos responsáveis pela parte de alimentação de elevadores e escadas rolantes do local. “Foi o furto mais expressivo que registramos até o momento. Isso porque além do furto existe a exposição a riscos da própria comunidade, devido a exposição de fiação”, detalha.
Segundo ela, o viaduto às escuras gera constantes queixas da comunidade. Como é um cabeamento especial, e não um equipamento de rotina, não existe precisão de quando ele vai poder ser reinstalado e o problema, solucionado. Como se trata de um bem público, conforme o valor orçado é necessário um processo licitatório. “Não é cabeamento simples, ele é especial, em cobre. Isso é muito complicado porque deixa a população desassistida. Nós temos plenas condições, mas idosos não têm”, salienta, sobre o uso dos elevadores.
De acordo com Fernanda, os cadeirantes passaram a se arriscar entre os veículos, assim como os idosos, com dificuldade de se locomoverem. “Quando temos agentes de fiscalização pelo local, eles prestam apoio na fila de transporte, mas nem sempre temos. Acaba que, além do custo à empresa, tem um dano social. O de ir e vir, principalmente”, expressa.
Fernanda lembra que o local onde houve o furto é de movimentação intensa. “Diariamente recebemos muitas queixas da falta de iluminação, mas é bem complicado porque não temos o que fazer, por enquanto.” A técnica fala, ainda, que todas as salas foram soldadas, na manhã de ontem, para evitar mais vandalismo. Ela lembra que desde novembro foram registrados cinco boletins de ocorrências no local, devido ao furto de cabos. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre as rondas na região serão aumentadas para atender melhor as demandas da comunidade.