Porto Alegre: cronograma de implantação do BikePoa fica para a segunda quinzena de fevereiro

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou, na tarde desta terça-feira, que, divulga, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, o cronograma de instalação das novas estações do sistema de aluguel de bicicletas de Porto Alegre. Segundo a Tembici (fornecedora das bikes), 220 bicicletas e 11 estações chegaram à Capital até o momento. A estimativa inicial da Prefeitura era entregar o sistema em fim de dezembro.
Além disso, a EPTC informou, em nota, que as equipes técnicas fazem a organização da logística para que o material seja instalado com o menor impacto possível ao usuário. “Não se trata apenas de uma reposição de equipamentos, mas retirada e a instalação de novas estações e bicicletas, com um sistema mais moderno. A demora na chegada dos equipamentos, que ficaram mais de dois meses em Minas Gerais, atrasou a implantação do novo sistema”, detalha a EPTC.
Rádio Guaíba expôs problemas no serviço
Enquanto isso, o BikePoa opera com menos de 20% do total de bicicletas antes disponíveis à população. A Rádio Guaíba monitorou o serviço, por meio de aplicativo no celular, entre os dias 3 e 5 de janeiro. No período analisado, o dia que finalizou com maior número de bicicletas disponíveis somou 81. A licitação inicial previa 400 bikes funcionando, distribuídas em 40 estações. Vinte e três delas ficaram sem nenhuma bicicleta disponível no horário de verificação do serviço em ao menos um dos dias analisados pela reportagem. A consulta ocorreu após as 23h, horário limite para a devolução das bikes às estações.
A Tembici destacou, à época, que as bicicletas danificadas deixaram de ser repostas devido à troca do sistema.
Serviço
Um levantamento da Prefeitura da Capital mostrou que Porto Alegre já teve mais de 270 mil usuários cadastrados e 1,8 milhão de viagens realizadas desde 22 de setembro de 2012. Para usar o BikePoa, o usuário paga R$ 5 pelo passe diário ou R$ 10 para utilizar o serviço durante todo o mês.
Novo sistema
O novo modelo de bike da Tembici vai ser mais robusto, com peças que não poderão ser usadas em outras bicicletas, nem vendidas, visando a segurança do sistema. As novas bicicletas foram fabricadas pela empresa canadense PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento. Atualmente, para comprar o passe é necessário ter cartão de crédito. Já o novo sistema prevê integração com o cartão TRI.