MP questiona realização de evento não cadastrado para o Carnaval de Rua na Cidade Baixa

O Ministério Público abriu inquérito para averiguar os problemas ocorridos, durante os desfiles do fim de semana passado, no Carnaval de Rua no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A promotora de Defesa do Meio Ambiente Ana Marchesan se reuniu com moradores e associações do bairro em função da enxurrada de reclamações registradas em função da festa. O ápice ocorreu no sábado, quando foliões tomaram a Cidade Baixa para aproveitar os desfiles de três blocos em simultâneo.
No entanto, conforme os relatos que chegaram à promotora, um evento patrocinado por uma empresa de cerveja, que não havia sido incluído no cronograma firmado entre MP e Prefeitura, deixou rastro de sujeira e acúmulo de lixo, além de bloquear garagens, provocar som alto e, conforme os moradores, transformar a região da rua da República em um “banheiro a céu aberto”.
“Ocorreu no último fim de semana, concomitantemente aos desfiles de três blocos, um evento de uma marca de cerveja, que ocorreu difusamente por todo o bairro Cidade Baixa e isso indignou muito as associações de moradores”, disse Ana Marchesan. Para evitar problemas futuros, a promotora pretende elucidar os incidentes causados para tomar as medidas cabíveis.
De acordo com o coordenador do Escritório de Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Antônio Gornatti, a ação da empresa de cerveja tramitou normalmente na Prefeitura de Porto Alegre e funcionou como forma de ajudar os blocos a reduzir as despesas com infraestrutura. Ele lembrou, inclusive, que a ambulância UTI do evento salvou uma vida. Além disso, pontuou que a contrapartida da ação foi a lavagem das ruas do bairro nos seis dias de desfile. Amanhã, Gornatti se encontra com a promotora para discutir a realização das novas apresentações.
No próximo sábado, o bloco Banda DK se concentra a partir das 15h na rua da República, com dispersão marcada para as 21h, no Largo Zumbi dos Palmares. O calendário do Carnaval de Rua termina em 18 de março.