FreeWay: Carnaval deve levar 155 mil veículos à orla

A Triunfo Concepa estima que, entre a sexta-feira e o sábado, 155 mil motoristas utilizem a FreeWay para se deslocar ao litoral Norte gaúcho e praias catarinenses em razão do feriado de Carnaval. Na sexta, o fluxo esperado é de 70 mil. Já no sábado, a expectativa é de que mais 85 mil veículos sigam às praias durante todo o dia.
A fim de evitar retenções de fluxo, a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal sugerem os melhores horários para pegar a estrada, tanto na ida quanto no retorno do feriado: sexta-feira, até as 14h; sábado, entre 2h e 5h da madrugada ou após as 19h; terça, até as 12h, e quarta-feira, a partir das 14h.
Desde a temporada passada, o acostamento passou a ser utilizado como faixa adicional de tráfego, sempre que necessário, tanto na ida quanto na volta do litoral. Na ida, acontece do km 75 ao 60, em Gravataí, e, no retorno, do km 1,5, em Osório, ao 26, em Santo Antônio da Patrulha. Para saber se o acostamento está liberado ao tráfego, o motorista deve ficar atento à sinalização, feita com painéis de luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas no trecho específico. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional, o motorista deve respeitar uma velocidade máxima permitida menor, de 70 km/h.