Triunfo Concepa deve seguir responsável pela FreeWay até o início de 2019

Até o início de 2019, a Triunfo Concepa deve seguir como responsável pela manutenção da FreeWay, uma das principais estradas federais do Rio Grande do Sul. A administradora se manifestou favorável a renovar o contrato emergencial, que termina no próximo dia 3 de julho. A necessidade ocorre devido à demora do início dos trâmites do primeiro leilão de concessões de rodovias federais do Pais, que vão começar pelo Rio Grande do Sul.
A reportagem questionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre detalhes da prorrogação do contrato e também sobre a demora do governo em efetivar o leilão, porém os questionamentos não foram esclarecidos até o momento. A informação é a de que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) já atualizou a renovação com a empresa por mais seis meses. De acordo com a assessoria de comunicação da entidade, “a ANTT trabalha para viabilizar uma nova licitação até o fim do contrato atual, de acordo com a orientação do MTPA, que é o órgão responsável pela formulação das políticas públicas de transportes”.
A Triunfo Concepa confirmou que recebeu comunicação, por parte da ANTT, com questionamentos sobre o interesse “em permanecer mobilizada, prestando os atuais serviços aos usuários no trecho administrado, pelo tempo necessário à realização do novo leilão, conforme previsto no termo aditivo vigente”. Através de nota divulgada pela imprensa “a concessionária já se manifestou favorável a permanecer, em que pese ainda restem dúvidas sobre termos e condições dessa possível prorrogação. A possibilidade de extensão da prorrogação é fundada na Lei 13.448”.
Sobre o reajuste nas praças de pedágios, a partir de 4 de julho, a atual administradora evita confirmar essa previsão devido à ausência de um contrato formalizado. Hoje, o valor para automóveis é de R$ 3,50 em Gravataí e R$ 7,10 em Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul.