RS terá semana ensolarada que preocupa por estiagem

Segunda-feira terá marcas entre 18ºC e 32ºC em Porto Alegre. Foto: Brayan Martins / PMPA / Divulgação CP

Segunda-feira terá marcas entre 18ºC e 32ºC em Porto Alegre. Foto: Brayan Martins / PMPA / Divulgação CP
Segunda-feira terá marcas entre 18ºC e 32ºC em Porto Alegre. Foto: Brayan Martins / PMPA / Divulgação CP

A semana começa com tempo ensolarado na maior parte do Rio Grande do Sul. A segunda-feira tem céu claro em parte do dia em algumas regiões. A circulação de umidade de centro de alta pressão de 1020 hPa no Atlântico volta a trazer períodos de maior nebulosidade no Leste gaúcho, especialmente perto da costa, não se descartando até instabilidade muito isolada e fraca.
O começo da manhã é ameno e chega a fazer frio em algumas cidades, caso de Pinheiro Machado. Neste domingo, a localidade teve 9ºC na madrugada. O aquecimento é rápido, contudo, e a tarde será de calor com máximas mais elevadas no Oeste e no Noroeste.
As mínimas rondam os 10ºC em São José dos Ausentes e os 13ºC em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34ºC em Uruguaiana e a 35ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18ºC e 32ºC.
A semana começa com Bagé iniciando o seu racionamento de água, efeito da estiagem que assola parte do RS. O tempo no decorrer dos próximos dias nada melhorará o atual cenário de déficit hídrico em diversas localidades do Sul, parte do Oeste e do Leste.

Ao contrário, a tendência é de piora. Praticamente toda a semana será marcada pela presença do sol com chuva muito irregular na distribuição. Entre terça e quarta-feira, o sol aparece em todo o Estado, mas na segunda metade do dia pode ter chuva de verão bastante isolada e mais concentrada na Metade Norte. Por sua vez, na quinta-feira, o Rio Grande do Sul terá sol e nuvens com chuva de verão de novo mais concentrada na Metade Norte, mas em maior número de cidade que nos dois dias anteriores.

Na sexta e no sábado, apesar da presença do sol e nuvens com calor em parte do Estado, as pancadas podem atingir a maioria das regiões gaúchas, contudo vão seguir irregulares com pouco ou nada de chuva em algumas localidades.