Governo estadual dá início a obras de reforma em 80 escolas atingidas por temporais em 2017

Foi assinada na manhã desta segunda-feira a ordem de início de obras em 80 escolas públicas estaduais gaúchas. A maior parte das obras é emergencial para reparar danos causados, principalmente, por temporais que aconteceram no segundo semestre de 2017. O investimento será de mais de R$ 11,6 milhões, divididos entre recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e do governo do Estado.
Segundo o Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, as escolas onde serão realizadas as obras estão em 57 municípios e foram escolhidas de acordo com as necessidades de cada instituição. “A prioridade é feita em conjunto entre a Secretaria de Obras e as Coordenarias Regionais de Educação, partindo do princípio que todo aluno tem a mesma importância, vamos primeiro trabalhar numa escola que tenha maior necessidade do que em outra com menor necessidade”, sintetizou o secretário.
A expectativa é de que mais de 130 mil alunos sejam afetados com as obras. Para o secretário, a realização dos reparos em período de férias escolas diminuirá os impactos diretos nas aulas e nos alunos. “De alguma maneira, os alunos serão afetados porque são obras que estão iniciando agora, algumas, inclusive, já estão em andamento, mas como é um período em que não há aulas, os impactos não serão tão grandes”, afirmou Krummenauer.
Além dessas escolas que serão reformadas em função dos temporais do ano passado, no total, até o final deste ano, o governo espera reparar aproximadamente 700 escolas da rede estadual.