Após saída do PP e PSDB da base aliada, governo ainda acredita na aprovação do Regime de Recuperação Fiscal

O secretário da Casa Civil do governo gaúcho, Fábio Branco, disse na manhã desta segunda-feira que, apesar da saída do Partido Progressista (PP) da base aliada, a sigla deve continuar apoiando o executivo para aprovação do Regime de Recuperação Fiscal. “O PP tem demonstrado sua responsabilidade e compromisso no entendimento de quanto é importante o projeto para o futuro. Isso é uma questão partidária e nós temos conversado e entendemos que isso não vai alterar em nada na votação do Regime na Assembleia Legislativa”, disse Branco.
O diretório estadual do Partido Progressista se reúne nesta segunda-feira, às 17h, no Hotel Everest, em Porto Alegre, para definir a data de saída do governo Sartori. A maioria dos integrantes do PP quer que a sigla lance candidatura própria ao Palácio Piratini nas eleições deste ano. O partido, que ocupa as Secretarias de Transportes e de Agricultura, deve anunciar a saída para o final do mês de março.
Na semana passada, o PSDB confirmou a saída da base do governo e entregou a pasta de Minas e Energia, que era dirigida pelo tucano Artur Lemos Júnior. Outros 50 cargos ocupados pelos tucanos no executivo devem ser liberados nas próximas semanas. Para o presidente do PSDB gaúcho, Eduardo Leite, o desembarque da base se dá para que a sigla venha a definir uma proposta alternativa para o Rio Grande do Sul, uma vez que o próprio Leite é pré-candidato ao Piratini.