Em 3 meses, mais de mil pacientes deixam de comparecer a consultas médicas em Gravataí

Nos últimos três meses, 11,3 mil consultas foram marcadas através do serviço da Central de Teleagendamento, inaugurado em setembro de 2016 pela Prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana. Porém, um dado chama a atenção: no último trimestre, houve cerca de mil abstenções, pacientes que marcaram o atendimento médico e não compareceram, caracterizando quase 9% das consultas marcadas.
O secretário municipal da Saúde de Gravataí, Jean Torman, pede que a população informe a central caso não possa comparecer na consulta. “Os pacientes que estão aguardando na lista de espera são beneficiados com a consulta desmarcada, pois ganham a oportunidade no lugar de quem não pode ir naquele dia”, afirma.
Conforme a Secretaria da Saúde, o tempo médio entre a marcação e a realização da consulta é de até uma semana. O Teleagendamento da Secretaria da Saúde de Gravataí possui, desde dezembro do ano passado, um número de telefone para desistências: 3600-7284.
O teleagendamento funciona de segunda a sexta-feira, atendendo pelo telefone 0800 400 2022 das 8h às 17h. As unidades que contam com o serviço são as UBS, nos seguintes dias: Morada do Vale I (segunda-feira), São Geraldo (terça-feira), São Judas Tadeu (quarta-feira), Vila Branca (quinta-feira) e Cohab A (sexta-feira). Para a marcação, é necessário informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço, CPF e o número do cartão SUS. Para elaborar o cartão SUS, basta comparecer a uma unidade de saúde com RG, CPF e comprovante de residência em mãos.