Bagé vai racionar água a partir da próxima segunda-feira

Em virtude da falta de chuva que atinge a região da Campanha, a partir da próxima segunda-feira, a cidade de Bagé implanta o rodízio de abastecimento. A cidade vai ser dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia. O Setor 1 (Zona Oeste) recebe água das 3h às 15h e o setor 2 (Zona Leste) das 15h às 3h.
Segundo informações divulgadas pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a medida foi tomada em função de a Barragem da Sanga Rasa estar 4,7m abaixo do nível normal. A Barragem do Piraí, outro reservatório da cidade, está 1,5m aquém da normalidade. Dados da Estação de Tratamento de Água (ETA) dão conta de que, em janeiro, choveu apenas 50,5 milímetros, o que corresponde a 46% da média histórica.
Cinco municípios gaúchos já decretaram situação de emergência devido à falta de chuva: Morro Redondo, Amaral Ferrador, Cristal e Pedras Altas (Região Sul) e Hulha Negra (Região da Campanha).
Fevereiro com pouca chuva em todo o RS
As projeções sugerem uma diminuição da frequência de chuvas no Rio Grande do Sul e em grande parte da região Sul do Brasil no mês de fevereiro. O La Niña (fenômeno meteorológico que se forma nas águas do oceano Pacífico e influencia a circulação atmosférica em todo o mundo) colabora para que a chuva fique concentrada na região Sudeste.