RS tem 19 ataques a banco em janeiro e mantém média do ano passado

Só na última madrugada de janeiro, três agências bancárias em diferentes regiões do Rio Grande do Sul foram atacadas. Em todo o mês, o número chega a 19. Os dados da Polícia Civil mostram ainda que a média de janeiro para esse tipo de crime se manteve estável se comparada com ano anterior – quando foram 20 ataques.
A última invasão em agências aconteceu em Canudos do Vale, no Vale do Taquari, às 3h45min do dia 31 de janeiro. O Sicredi da cidade de 1,8 mil habitantes foi arrombado por dois criminosos – que, na ação, fugiram sem levar nada. Essa é apenas uma das 12 ocorrências de arrombamentos e furtos a estabelecimentos bancários em janeiro. Os outros ataques são relacionados a roubos (4) e furto e arrombamento em caixas eletrônicos (3)
Quase duas horas antes, o alvo foi o município de São Jorge, na Serra, com 2,7 mil e Lindolfo Collor, no Vale do Sinos, com pouco mais de 5 mil. O número de ataques em pequenos municípios do Estado chama atenção. Além dessas três cidades, Sede Nova, no Noroeste do RS, com 3 mil habitantes, teve duas agências atacadas em 11 de janeiro, e Mariana Pimentel, com 4 mil habitantes, teve o Banrisul do Centro explodido por, pelo menos, quatro criminosos, que trocaram tiros com a Brigada Militar durante a fuga.
Mas o ataque a banco que mais surpreendeu e assustou moradores aconteceu em uma cidade de médio porte da região Carbonífera do RS. Em 6 de janeiro, criminosos fortemente armados atacaram, em sequência, três agências de Butiá, município com cerca de 20 mil habitantes. Na ação, moradores foram feitos reféns e houve troca de tiros com a Brigada Militar. Uma adolescente ficou ferida, ao ser atingida na perna por um tiro.
1º dia de fevereiro tem quatro ataques
Fevereiro começa da mesma forma que janeiro terminou: com ataques a agências bancárias. Ao menos quatro bancos de duas pequenas cidades foram alvo de criminosos. Sendo que em uma das ações, três bancos foram arrombados em sequência.
Na madrugada desta quinta-feira, três bancos do município de Mata, na região Central, foram atacados. Ao menos quatro homens invadiram as agências do Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi – sendo que nos dois primeiros bancos foram usados explosivos e o terceiro foi arrombado com golpes de marreta.
 
Já no Norte do RS, em Quatro Irmãos, cidade com cerca de 2 mil habitantes, quatro homens armados assaltar a agência do Sicredi na manhã de hoje. Houve troca de tiros entre os criminosos e a Brigada Militar