Fraport firma contrato para execução de obras no Salgado Filho a partir de março

Exatamente um mês após assumir o gerenciamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport Brasil anunciou nesta quinta um passo importante para as melhorias no terminal. No final de janeiro, houve a assinatura do contrato com o consórcio HTB, TEDESCO e Barbosa Mello para a execução das obras de ampliação. A previsão é que as intervenções comecem em início de março. Segundo a empresa alemã, que adquiriu a concessão do aeroporto no ano passado, serão realizadas a expansão do Terminal 1, a extensão da pista, a adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto.
Na primeira fase de melhorias, chamada de 1B, serão investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão. O valor corresponde a contratação do consórcio, a compra de equipamentos, o desenvolvimento e a gestão do projeto. “Nossa meta é criar um portal aeroportuário moderno, eficiente e focado no cliente. Nossa experiente equipe local está trabalhando para oferecer o nível mais alto de qualidade em serviços, operação e segurança”, disse Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil – Porto Alegre, em comunicado emitido pela empresa. As obras deverão melhorar a estrutura para passageiros e parceiros, além de permitir a ampliação da malha, com a possibilidade de receber novas rotas.
A empresa informou que as licenças ambientais já foram emitidas pelos órgãos reguladores. A estimativa é de que até 700 trabalhadores sejam contratados para execução dos serviços. A expectativa é de concluir a expansão do terminal até outubro de 2019 e a extensão da pista até 2021, o que vai permitir o recebimento de aviões de maior porte.
O contrato foi assinado sob a modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), que determina que o consórcio é responsável por todas as etapas das obras, desde o projeto até a entrega final.
O aeroporto Salgado Filho foi leiloado pelo governo federal em março do ano passado, sendo que em julho houve a assinatura do contrato, com prazo de 25 anos.