Após desgaste de votações, Sartori passa feriadão em Santa Catarina

O governador José Ivo Sartori passou o comando do Executivo estadual para o vice-governador José Paulo Cairoli e viajou para Santa Catarina. Ele descansa no feriadão após uma semana turbulenta em que os deputados não votaram nenhum projeto incluído na pauta das sessões extraordinárias convocadas pelo Piratini. Segundo a assessoria, a viagem de Sartori já havia sido programada. Cairoli fica como governador em exercício até a noite de domingo.
Nesta quinta, o vice-governador representa Sartori na sessão solene de eleição e posse dos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa, a partir das 14h, em plenário. O pedetista Marlon Santos assume o comando do Legislativo até janeiro de 2019. Depois, às 17h, o governador em exercício participa da solenidade de posse da nova gestão da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), no auditório do Foro Central de Porto Alegre.
Antes de sair para o descanso, Sartori se pronunciou à imprensa, no início da noite dessa quarta, pouco após a Assembleia encerrar a terceira sessão extraordinária. “Tenho até pena daqueles que acharam uma grande vitória ou que o governador teve uma grande derrota. Não derrotaram o governo ou o Sartori e sim os interesses superiores do RS”, disse, já em tom de ironia, em referência aos deputados da oposição que se revezaram na tribuna da Assembleia nos últimos três dias.