Cerca de 72% das famílias gaúchas estão endividadas, mostra pesquisa

O percentual de famílias endividadas no Rio Grande do Sul apresentou alta em janeiro, alcançando 72,2%. O que mais compromete a renda dos gaúchos é o cartão de crédito (78,5%), seguido por carnês (45,3%), crédito pessoal (17,2%) e o financiamento de veículos (13,0%). Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quarta-feira pela Fecomércio-RS.
Se comparado com o mesmo mês do ano anterior, o aumento é de 46,2%. Já o número de inadimplentes cresceu 18,5%. De acordo com a Fecomércio, com isso, o índice de famílias gaúchas endividadas alcançou um dos patamares mais altos da série histórica.
Já o percentual de gaúchos sem condições de honrar as dívidas vencidas no prazo de 30 dias apresentou queda, saindo de 14,6% em janeiro/2017 para 6,9% em janeiro/2018. O comportamento do indicador – que registrou a quinta queda consecutiva tanto na comparação interanual quanto na marginal – é reflexo do maior número de pessoas ocupadas, fato que ajudou a reduzir a persistência da inadimplência.