Com novos recursos, obras da Copa do Mundo devem ser concluídas até 2020

As obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, quando Porto Alegre se tornou uma das cidades-sede, devem ser concluídas seis anos depois do previsto. Com a liberação, confirmada ontem, de R$ 115 milhões inicialmente destinados à implantação dos ônibus especiais BRT’s (sigla do inglês que significa ônibus de trânsito rápido), a cidade vai conseguir finalizar as obras e, inclusive, iniciar outras construções e melhorias previstas que, por falta de recursos, não saíram do papel.
Em entrevista à Rádio Guaíba, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, disse, na manhã desta terça-feira, que a obra mais complexa e demorada – a duplicação da avenida Tronco – deve ser concluída em até 24 meses após o início dos serviços, que deve ser imediato. Ou seja, Porto Alegre só vai ter todas as obras da Copa concluídas até início de 2020.
A duplicação da Tronco – que abrange os bairros Teresópolis, Cristal e a vila Cruzeiro – é hoje apenas um projeto. Na avenida serão implantados uma ciclovia e corredores de ônibus. Para o secretário, essa é a obra mais complexa porque envolve desapropriações dos moradores. “Mas isso já está acontecendo com reassentamento das famílias e já estamos em campo para redimensionar o espaço de obra”, ressaltou. Com o recurso, serão inciadas ainda obras de drenagem e pavimentação na avenida Ernesto Neugebauer e da rua José Pedro Boéssio, zona Norte da cidade.
De acordo com Parode, a decisão do Ministério das Cidades parte de um acordo com a Caixa Econômica Federal para que todos os procedimentos formais para liberação do dinheiro sejam concluídos em até 15 dias. “Assim a retomada das obras é imediata”.
Das obras em andamento, a trincheira da avenida Ceará é a mais avançada. Segundo o secretário, 85% das obras foram concluídas até o momento. Com isso, a previsão é de que a construção seja finalizada em até cinco meses. Contudo, seguem pendentes a conclusão da trincheira da Anita Garibaldi e a da Cristóvão Colombo, além do prolongamento da avenida Severo Dullius.
Três anos e meio depois da Copa, a cidade também espera a pavimentação dos corredores BRTs das avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves, além da conclusão dos trabalhos no entorno da Estação Rodoviária.
Confira as obras pendentes
– A duplicação da avenida Tronco, que abrange os bairros Teresópolis, Cristal e a vila Cruzeiro, que prevê a extensão da via em 5,3 km, implantação de ciclovia e corredores de ônibus.
– Conclusão da trincheira da avenida Cristóvão Colombo com 300 metros de extensão.
– Término da trincheira da avenida Ceará com 300 metros de extensão.
– Conclusão da trincheira da Anita Garibaldi com 210 metros de extensão.
– Prolongamento da avenida Severo Dullius. A obra é de 1,9 km de extensão.
– Pavimentação dos corredores BRTs das avenidas João Pessoa, Bento Gonçalves e Protásio Alves.
– Conclusão dos trabalhos das obras no entorno da Estação Rodoviária de Porto Alegre.