Lista com universidades que aderiram ao Fies será divulgada até 9 de fevereiro

Foi confirmado pela assessoria de imprensa do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) que até o dia 9 de fevereiro será divulgada uma lista com quantas universidades gaúchas da rede privada aderiram ao Financiamento Estudantil (Fies) para o próximo ano letivo. O principal entrave que esteve relacionado à adesão residiu no fato de que, pelas novas regras, o governo deixaria de ser o garantidor de pagamento aos bancos das mensalidades em atraso. Com isso, as universidades deveriam ser fiadoras, além de abrir mão de 40% do valor original da mensalidade.
A decisão, que inicialmente era para ter ocorrido em 19 de janeiro, ficou até hoje (29). Entretanto, o Sinepe fará um questionário com as instituições para confirmar a adesão ou não ao programa. No início de janeiro, o Sindicato chegou a emitir uma nota orientando que universidades gaúchas não concordassem com o Financiamento.
No segundo semestre de 2017, a PUC, por exemplo, tinha 1.376 estudantes beneficiados pelo Fies. Já na Ulbra, o total chegava a quase 3 mil.