Governo federal autoriza uso de recursos dos BRT para obras da Copa

O Ministério das Cidades confirmou hoje que a prefeitura de Porto Alegre poderá utilizar os recursos destinados à implantação dos ônibus especiais BRT’s para terminar obras da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre. Dessa forma, o Município pretende finalizar trechos de construções localizadas na Voluntários da Pátria, Plínio Brasil Milano e Ernesto Neugebauer, entre outras.
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) deu aval para a negociação após análise da documentação encaminhada pela prefeitura em agosto do ano passado. A solicitação da realocação de R$ 115 milhões previstos para a implantação dos chamados BRTs serão destinados para a construção do viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano com Terceira Perimetral e na duplicação do segundo trecho da Rua Voluntários da Pátria. Essas obras, que fazem parte das melhorias previstas para o Mundial, não foram iniciadas.
Na proposta, também está prevista a retomada da pavimentação da avenida Ernesto Neugebauer e da rua José Pedro Boéssio, ambas no bairro Humaitá. Essas obras estão paradas por falta de recursos. A prefeitura ainda pretende negociar a transferência de mais R$ 134 milhões reservados pela Caixa para os corredores de ônibus. Não previsão de conclusão dessa negociação.