Ex-oficiais da BM fazem abraço simbólico a Ginásio que pode ser vendido na Capital

Um grupo de ex-comandantes-gerais e ex-oficiais da Brigada Militar realizou, na manhã desta segunda-feira, um protesto contra a venda do Ginásio da Brigada Militar, na esquina das avenida Ipiranga com a rua Silva Só, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. Houve um abraço simbólico ao prédio construído para abrigar os Jogos Mundiais Universitários de 1963 e que cujo telhado ficou destruído em um temporal em outubro do ano passado.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) pretende leiloar o imóvel junto com o complexo que reúne o Comando de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e a Escola de Bombeiros, situados ao lado, na esquina das ruas Silva Só e Felipe de Oliveira, ambos valorizados em termos de localização imobiliária e comercial.
Integrante do colegiado dos 24 ex-comandantes-gerais da BM, o coronel da reserva Nilso Narvaz condenou a intenção do governo em desfazer do patrimônio histórico da BM que, assegurou ele, atende a corporação e sociedade, além de outras instituições.
“É um patrimônio que não pode ser vendido. Há tratativas de comercialização com particulares. Há interesses comerciais e não sei se outros também”, afirmou o ex-comandante-geral da BM no governo Jair Soares. “Vamos lutar contra isso. Vamos lurar com tudo o que pudermos. Esse governo vai ter o troco politicamente e moralmente. Faltando poucos meses para o final do governo querem se desfazer do patrimônio”, garantiu. “Se necessário for, a luta vai ser judicial”, observou. “Para nós, antigos e saudosistas, a modernidade deve vir não pela destruição mas sim pela construção”, complementou o coronel da reserva Elvio José Oires, que participou junto do ato.
O coronel da reserva Nilso Narvaz lembrou que o prédio foi “construído em menos de 100 dias” com mão-de-obra dos próprios brigadianos – “sargentos, cabos e soldados” – e com tijolos da antiga olaria da instituição. “Estamos revoltados e indignados. Pretendemos reverter a situação que nos parece draconiana para nossa sociedade e população”, desabafou.
Leia mais:
Governo admite não ter plano B se Ginásio da BM não for arrematado em leilão