Falha em Sistema Nacional de energia deixa mais de dez cidades sem luz na área da CEEE

Mais de dez municípios da area de concessão da CEEE Distribuição tiveram a energia interrompida hoje, às 11h57min, devido a um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme informações preliminares colhidas pela empresa, a perturbação atingiu, também, estados das regiões Sudeste e Nordeste, e decorreu de uma falha na Linha de Transmissão de 800 kV Xingu x Estreito, uma das interceptações que interliga os Estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
A CEEE ainda aguarda esclarecimentos do Operador Nacional do Sistema (ONS), sobre a abrangência da ocorrência. Em princípio, o efeito desse desarme atingiu, por cerca de cinco minutos, mais de 30 alimentadores (redes de média tensão) da área da CEEE, abrangendo mais de 63 mil clientes desde a Capital, até a região Sul, em cidades como Pelotas, Rio Grande e Bagé, tendo reflexos em algumas redes também do litoral Norte.
O desarme acionou o sistema de proteção denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que, de acordo com o ONS, desliga de modo automático e escalonado, blocos de carga, visando restabelecer a frequência do sistema.