Cerca de 70% dos motoristas gaúchos ainda não regularizaram o IPVA 2018

Foto: Sofia Wolff / Especial Palácio Piratini / CP

De um total de mais de 3,5 milhões de veículos sujeitos ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), apenas 1,055 milhão regularizou o débito até a última sexta-feira. O total equivale a aproximadamente 30% da fronta pagante.
Conforme o último levantamento feito pela Receita Estadual, foram arrecadados até agora R$ 865,82 milhões. A expectativa do Detran-RS é de R$ 2,58 bilhões entrem nos cofres.
Na quarta, termina o prazo para que os motoristas paguem o imposto com desconto máximo de 22,4%, referentes ao mês de janeiro. Esse percentual pode ser obtido se o contribuinte somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.
Condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de 15%. Quem não sofreu multa há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, ganha abatimento é de 5%. Já o desconto do Bom Cidadão dá aos proprietários acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
Caso opte pelo parcelamento, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela também até a próxima quarta-feira. O valor arrecadado com o IPVA é repartido igualitariamente entre o Estado e o município de licenciamento do veículo.