Bloco da Laje anima foliões no IAPI e reverencia Elis Regina

Foto: Divulgação

Folia, alegria, abraços, beijos, marchinhas, animação e muito calor marcaram o bairro IAPI neste domingo com o carnaval de rua puxado pelo Bloco da Laje. A praça Alim Pedro reuniu mais de 5 mil pessoas, entre as 10h e 15h e virou palco de um cenário multicolorido e festivo.
Foi uma mistura de Psicodália, o festival de música de Santa Catarina, no Carnaval, com a distante, no tempo, Woodstock, nos EUA. Mas em vez de rock o que saía da banda do Bloco e dos instrumentos de sopro era samba e suingue.
Organizado por artistas gaúchos, como Diego Machado, Juliano Bastos, Júlia Rodrigues e Thiago Pirajira, o carnaval do Bloco da Laje pôs os foliões a cantar e pular. Perucas, lenços de pirata, chapéus, shorts, bermudas, halo de anjos e dezenas de acessórios de fantasias compuseram o figurino. Luíza Barros pulou sem parar, junto da amiga Natália e do amigo Yuri. “É a sétima edição do carnaval de Bloco e eu vim a todas”, relatou a moradora do Bom Fim.
Residente na Zona Norte, Natália Mesquita, muito pintada e fantasiada de Arlequina, acompanha o Bloco da Laje onde ele se apresentar. “Estou com essa gente sempre, sempre”, disse sorrindo, e segurando a mão da filha Betina, de cinco anos, também envolvida pelo astral do carnaval. O Bloco passou pela rua Rio Pardo e parou em frente à residência onde morou a cantora gaúcha Elis Regina, falecida aos 36 anos em 1982. No local foi feita homenagem com apresentação musical e artística.
A apresentação do Bloco da Laje é parte da agenda do Carnaval de Rua de Porto Alegre, que começou na tarde desse sábado e se encerra no dia 18 de março, prometendo arrastar multidões nos bairros onde passar, como a Orla do Guaíba, Cidade Baixa e Centro.