Morte de policial aposentado é investigada como latrocínio

Morte de policial aposentado é investigada como latrocínio | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP
Morte de policial aposentado é investigada como latrocínio | Foto: Policia Civil / Divulgação / CP

A morte do policial aposentado Elton Martins Bangel, de 52 anos, ocorrida neste sábado, em Porto Alegre, é investigada pela Polícia Civil como latrocínio. De acordo com o delegado substituto da 12ª Delegacia de Polícia, Leandro Lisardo, as imagens das câmeras de segurança da loja em que Bangel foi morto devem ajudar na investigação, que ainda procura esclarecer a motivação para o assassinato.
“Estamos coletando os depoimentos das testemunhas, mas o inquérito vai andar. Vamos trabalhar para identificar e encaminhar essas pessoas para o sistema prisional”, enfatizou. “Houve uma morte. Eles foram para praticar um roubo e uma pessoa foi morta, isto é um latrocínio consumado”, explicou Lisardo.
Além das imagens das câmeras de segurança da loja, a Polícia Civil também está buscando imagens de câmeras do entorno do estabelecimento comercial.
A motivação
Até o final da tarde deste sábado, não há confirmação sobre a motivação dos disparos de arma de fogo que foram efetuados contra o policial civil. O crime aconteceu por volta das 9h30min de sábado. “Nós não sabemos se houve a reação, se por ventura ele (o criminoso) viu alguma arma com o policial, não sabemos até o momento o que aconteceu. Estamos apurando o motivo dos tiros que foram efetuados”, ressaltou. O número de tiros efetuados também não foi confirmado, pois algumas testemunhas dizem que foram dois e outras, três. A Polícia Civil aguarda a confirmação da perícia e a necropsia.
Lisardo contou que entre quatro e cinco criminosos chegaram à loja e desceram de um veículo branco, que permaneceu no estacionamento. Conforme relatos de testemunhas que estavam no local, os criminosos teriam entrado no local e anunciado o assalto.
Neste momento, funcionários e clientes foram levados para os fundos do estabelecimento onde, conforme apurado pelo delegado, deveriam permanecer até que o roubo fosse finalizado. Neste momento, o policial civil aposentado Elton Martins Bangel, 52 anos, chega à loja com pelo estacionamento dos fundos, com a esposa e o filho.
“Ao perceberem que havia um veículo estacionando, um deles vai ao encontro e aborda essa família e anuncia o assalto, manda todos saírem do veículo e entrar dentro da loja pela porta que fica aos fundos”, explicou o delegado.
Conforme Lisardo, após a abordagem do criminoso, o policial civil foi atingido por disparos de arma de fogo.“Quando os tiros são ouvidos, todos eles saem, embarcam no veículo branco e fogem. Segundo as informações que temos, nada foi subtraído. O fato principal é a morte”, destacou.
O delegado ainda informou que, após os disparos de arma de fogo, os criminosos fugiram e aparentemente desistiram do roubo. “O policial civil foi socorrido, levado até a UPA e ali ele entrou em óbito”, disse.
O velório de Elton Bangel ocorre a partir das 21h deste sábado na Capela C do cemitério Jardim da Paz. O enterro está marcado para as 10h30min do domingo no mesmo cemitério, em Porto Alegre.