Ministros do STJ dizem que chances de Lula são reduzidas na Corte

São reduzidas as chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reverter a condenação pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, avaliaram três ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ouvidos reservadamente pelo jornal O Estado de S.Paulo.
No STJ, a percepção é de que a situação do petista se complicou após o placar unânime de 3 a 0 na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado no caso do triplex do Guarujá (SP).
Tanto no STJ quanto no Supremo Tribunal Federal (STF), os votos dos três desembargadores do TRF-4 foram considerados bem fundamentados, técnicos e consistentes, enquanto as declarações de Lula no sentido de que não vai respeitar a decisão judicial provocaram péssima repercussão. Para um ministro do STF, uma coisa é a briga política, outra é a batalha judicial, que precisa ser técnica.
Segundo o Estado apurou com seis integrantes do STJ, as chances de o petista conseguir uma liminar favorável do ministro Felix Fischer, relator de casos da Lava Jato no tribunal, é vista como baixíssima e até mesmo improvável. Fischer é considerado um ministro de perfil técnico, rigoroso e um dos maiores nomes da área penal do STJ.
Defesa de Lula recorre ao TRF1 para reaver passaporte
Ontem, a defesa de Lula recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), sediado em Brasília, para anular a decisão que determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente e o proibiu de deixar o país. No habeas corpus, o advogado Cristiano Zanin sustenta que a liminar, concedida por um juiz federal de Brasília, carece de fundamento concreto e se baseia em suposições.
“A verdade é que não há nenhuma evidência, ainda que mínima, de que o paciente pretenda solicitar asilo político em qualquer lugar que seja ou mesmo se subtrair da autoridade da decisão do Poder Judiciário Nacional”, sustenta o advogado.
Ontem, o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou apreensão do passaporte e proibiu o ex-presidente de sair do país. A medida havia sido solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem do ex-presidente à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O magistrado entendeu que a viagem trazia riscos para investigação, como a fuga do Brasil. A medida cautelar foi autorizada no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile