Universidades gaúchas decidem no fim de janeiro se permanecem no Fies

As universidades gaúchas da rede privada ainda debatem se mantêm ou não a adesão ao Financiamento Estudantil (Fies) após as mudanças realizadas pelo governo federal. O prazo para a decisão, que inicialmente era 19 de janeiro, foi prorrogado para o fim do mês.
De acordo com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o principal entrave relacionado à adesão reside no fato de que, pelas regras novas, o governo deixa de ser o garantidor de pagamento aos bancos das mensalidades em atraso. Com isso, as universidades devem ser as fiadoras, além de abrir mão de 40% do valor original da mensalidade.
No início de janeiro, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) chegou a emitir uma nota orientando que as universidades gaúchas não façam a adesão. Algumas universidades ligadas ao Comung já se reuniram para debater o tema, mas a divulgação da adesão vai ser feita de forma conjunta.
No segundo semestre de 2017, a PUC, por exemplo, tinha 1.376 estudantes beneficiados pelo Fies. Na Ulbra, o total era de mais de 3 mil.