RS fecha mais de 8 mil postos de trabalho em 2017; no País, foram 20 mil

A economia do Rio Grande do Sul fechou 8.173 postos de trabalho em 2017, conforme os dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje pelo governo federal. No País, o saldo terminou o ano negativo em 20.832 vagas com carteira assinada.
O dado nacional, apesar de negativo, é festejado pelo governo. Isso porque em 2016, o País eliminou mais de 1,3 milhão de empregos formais e, em 2015, mais de R$ 1,5 milhão. Para o ministro do Trabalho interino, Helton Yomura, “o impacto positivo das medidas do governo já foi sentido, revertendo a tendência de retração no mercado de trabalho”.
No acumulado do ano, o Rio Grande do Sul só  não perdeu mais empregos que Rio de Janeiro, que fechou 92 mil vagas, e Alagoas, que eliminou 8,2 mil. Exceto o comércio gaúcho, que gerou quase 6 mil postos de trabalho, os demais setores encerraram o ano no vermelho, sobretudo a indústria da transformação, que demitiu 6,3 mil pessoas a mais do que contratou.
Dezembro
Em dezembro, o País eliminou mais de 328 mil vagas, revertendo um cenário que se manteve positivo, no acumulado do ano, até novembro. No Rio Grande do Sul, foram cortados quase 25,5 mil empregos com carteira assinada. Puxaram o resultado os saldos negativos da indústria da transformação, com 13,3 mil vagas a menos, o comércio, com 5,1 mil postos cortados, e a agropecuária, que eliminou 4,7 mil.