Operação combate grupo de traficantes que agia entre Porto Alegre e São Nicolau

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira, a operação Primeira Querência. O alvo era uma quadrilha de traficantes que age entre Porto Alegre e São Nicolau, no Noroeste gaúcho. Foram cumpridos, pela 27ª Delegacia de Polícia Regional e do Departamento Estadual do Narcotráfico, seis mandados de busca e apreensão nas duas cidades.
Em seis meses de investigação, a Polícia Civil apurou que a organização criminosa, comandada por uma família da Vila Nazareth, em Porto Alegre, era responsável pelo envio de drogas à cidade, de 5,7 mil habitantes. Além do tráfico, a quadrilha, que segundo a delegada Tanea Bratz é “bem estruturada”, cometia outros crimes, como roubo a banco. O responsável pela venda de drogas em São Nicolau havia sido preso, em Cruz Alta, no início da investigação.
Na ação, foram apreendidos celulares, drogas, dinheiro e materiais utilizados para embalar entorpecentes. A operação recebeu o nome Primeira Querência em referência ao título carregado pela cidade de São Nicolau, denominada “A primeira querência do Rio Grande”.