Polícia cumpre mandados em quatro cidades contra quadrilha de tráfico acusada de lavar dinheiro

A Polícia Civil realizou, em quatro cidades gaúchas, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra lavagem de dinheiro tendo como alvo um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As ações ocorreram em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Canoas, na região Metropolitana.
Batizada de Altíssimo, a operação cumpriu 60 ordens judiciais, sendo 17 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 12 veículos, que ficarão indisponíveis até segunda ordem. Também foram quebrados os sigilos bancário, financeiro e fiscal e sequestrados todos os bens imóveis de 26 investigados – 18 pessoas físicas e 8 empresas. Os agentes prenderam uma pessoa por porte ilegal de arma.
Segundo o responsável pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, delegado Filipe Bringhenti, o dinheiro recebido como pagamento pelas drogas era depositado em contas bancárias de “laranjas”, indicados pelo líder da célula criminosa.
As investigações começaram há quase dois anos em Bagé, na Campanha. “Durante aquela investigação, foi apreendido um celular que tinha diálogos entre o traficante de lá com o fornecedor da droga daqui da região Metropolitana. E nestes diálogos a gente encontrou um trecho em que eles falavam que na hora de pagar pela droga, eram indicadas contas de diversas pessoas. Isso era feito para ocultar a origem do dinheiro”, explicou o delegado.
Conforme Bringhenti, depois de um período os “laranjas” abriam pequenas empresas para legalizar o dinheiro e comprovar que tinham “renda fixa” para comprar os bens que adquiriam através do tráfico de drogas.
Nenhuma ordem de prisão foi decretada. O objetivo da operação era reunir provas para executar medidas contra o grupo investigado.