Marcha em defesa de Lula gera congestionamento na BR-290

Centenas de pessoas ligadas à Via Campesina, a sindicatos e ao Partido dos Trabalhadores iniciaram, há pouco, uma marcha desde o entroncamento entre a BR-116 e a BR-290, ainda em Guaíba, até o Anfiteatro Pôr do Sol, onde manifestantes começaram ontem a montar um acampamento, em Porto Alegre.
A Brigada Militar estimou, de início, 1,2 mil pessoas no local, com bloqueio total da BR-290, já no trecho da Ponte do Guaíba, o que gera pelo menos cinco quilômetros de congestionamento.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, participa da marcha, assim como o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Edegar Pretto, o ex-governador Olívio Dutra, o ex-ministros Miguel Rossetto e Alexandre Padilha, o senador Lindbergh Farias, deputados federais do PT e o integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stédile.
O grupo chegou à Capital para acompanhar o julgamento de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para a quarta-feira, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
O trajeto da marcha abrange a Ponte do Guaíba, Avenida da Legalidade, Mauá, Borges de Medeiros e Ipiranga, até a orla do Guaíba. A concentração ocorre junto a um prédio que já serviu de Posto da Receita Estadual, na rodovia. Um caminhão de som puxa a caminhada.
Bandeiras do MST e de sindicatos podem ser vistas no local.