Julgamento de Lula envolve força tarefa por terra, água e ar

O governo gaúcho detalhou nessa manhã o esquema de segurança para o julgamento de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Em uma entrevista coletiva na sede da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, o secretário Cezar Schirmer apresentou aos jornalistas a área do perímetro de isolamento demarcado pela Brigada Militar. O quadrilátero é formado pelas avenidas Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva (Beira Rio) e Augusto de Carvalho, até a Rótula das Cuias.
O isolamento da área vai ser feito com gradis e com parte do efetivo. O bloqueio deve se iniciar perto das 12h de terça-feira, com congelamento total a partir das 17h. Apenas autoridades, imprensa credenciada e pessoas autorizadas poderão acessar as imediações do TRF4. O único acesso ao perímetro, porém, vai ser o da esquina da Loureiro da Silva com a Augusto de Carvalho.
Schirmer não revelou os gastos da operação, nem o número do efetivo envolvido para a segurança no dia do julgamento, mas garantiu que o bloqueio vai ser total – terrestre, aéreo e naval. “Nós queremos proteger primeiro o TRF, depois as manifestações contra e a favor, que vão ocorrer em torno do tribunal. Vamos preservar o direito daqueles que querem se manifestar e também o direito daqueles que querem viver o dia com normalidade”, disse Schirmer.
Apesar de não informar o número de pessoas envolvidas, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, afirmou que toda a tropa de choque vai trabalhar na operação. “Nós teremos um grande número de policiais com toda uma logística para evitar quaisquer surpresas”, afirmou o comandante.
O desembargador do TRF4 Márcio Rocha participou da coletiva de imprensa e destacou a importância do esquema de segurança para garantir a ordem institucional: “Em qualquer país democrático se espera que o poder judiciário fique longe de pressões de qualquer ordem”, disse.
Trânsito muda
O trânsito na região do entorno do TRF4 também vai sofrer impacto. Além da interrupção da circulação da Edvaldo Pereira Paiva e das vias no entorno do Parque da Harmonia, a avenida Mauá, desde a rua General Bento Martins, vai ser interrompida a partir da meia-noite do dia 24. Segundo a EPTC, 18 linhas de ônibus sofrerão alterações.
Polícia concentra registro de ocorrências 
Já a Polícia Civil informou que ocorrências envolvendo o dia do julgamento devem ser registradas na 3ª DPPA. Casos envolvendo menores de idade devem ser protocolados diretamente no Deic.
Desembargadores podem chegar de helicóptero
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fazer a escolta dos desembargadores que vão julgar Lula. Diversas rotas foram esquematizadas para garantir a segurança dos julgadores do ex-presidente. Inclusive, há a possibilidade de eles chegarem ao local de helicóptero.