A Secretaria Estadual da Segurança Pública divulgou, na manhã de hoje, o perímetro de isolamento demarcado pela Brigada Militar para a quarta-feira, dia do julgamento de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O quadrilátero é formado pelas avenidas Loureiro da Silva, Beira-Rio e Augusto de Carvalho, até a Rótula das Cuias.
Apenas autoridades, imprensa credenciada e pessoas autorizadas poderão acessar as imediações do TRF4. O único acesso ao perímetro, porém, vai ser o da esquina da Loureiro da Silva com a Augusto de Carvalho. O isolamento vai ser feito com gradis e com parte do efetivo. O bloqueio total deve começar a ser feito às 12h desta terça-feira.
O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, não revela o número do efetivo envolvido para a segurança no dia do julgamento, mas garante que o bloqueio vai ser total – terrestre, aéreo e naval. “Nós queremos proteger primeiro o TRF, depois as manifestações contra e a favor, que vão ocorrer em torno do tribunal”, disse.
Já a Polícia Civil informou que ocorrências envolvendo o dia do julgamento devem ser registradas na 3ª DPPA. Casos envolvendo menores de idade devem ser protocolados diretamente no Deic.
Desembargadores podem chegar de helicóptero
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fazer a escolta dos desembargadores que vão julgar Lula. Diversas rotas foram esquematizadas para garantir a segurança dos julgadores do ex-presidente. Inclusive, há a possibilidade de eles chegarem ao local de helicóptero.