Com nível do Guaíba baixo, equipes do DMLU realizam a limpeza da orla

Com a mudança na paisagem da Orla do Guaíba que está mais raso, as equipes do Departameto Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão aproveitando para realizar a limpeza do local. Nesta segunda-feira, os funcionários da empresa terceirizada que presta serviço para a prefeitura, retiravam entulhos próximo do anfiteatro Pôr-do-Sol. Com o nível do Guaíba mais baixo, é possível visualizar pneus, colchões, roupas, garrafas PET, galhos de árvores e até sofás.
Nesta segunda, o nível do Guaíba marcava 0,64cm, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). O nível é influenciado pela vazão de rios que se originam em diferentes regiões do Estado. Por causa do fenômeno La Niña, que gera estiagem, quatro dias de 2018 oscilaram entre 40cm e 45cm. Abaixo da média histórica do mês que foi de 47cm. Comparando com janeiro de 2017, que não estava sob influência de fenômenos climáticos, o Guaíba oscilou entre 1,05 metro e 1,38 metro.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) informou que até o momento o nível do Guaíba não altera o funcionamento das captações e estações de bombeamento de água bruta. O departamento explicou que segue monitorando a qualidade da água bruta, da água tratada e distribuída.