SSP quer sensação de segurança similar à da Copa no dia 24

O secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, trabalha para que a população tenha, em relação aos eventos envolvendo o julgamento do ex-presidente Lula, sensação de segurança do mesmo patamar alcançado na realização dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre em 2014. “Tenho trabalhado muito e rezado mais ainda”, resume o secretário, cuja postura nas reuniões vem recebendo elogios de dirigentes partidários e de movimentos sociais.
Na Segurança, os eventos dos dias 22 a 24 são identificados como excelente oportunidade de marcar pontos em uma área que desde o início do governo é apontada como calcanhar de Aquiles e na qual os fatos negativos superam em muito os positivos. Na segunda-feira, após mais uma reunião do Grupo de Gestão Integrada (GGI), formado especificamente para tratar das ações de segurança do evento, o secretário vai detalhar, em coletiva, o aparato dos três dias. É quando será oficializado o perímetro a ser isolado a partir das 12h do dia 23: um grande quadrilátero em torno da sede do TRF4, que compreende a área entre a Rótula das Cuias e as avenidas Edvaldo Pereira Paiva, Loureiro da Silva e Augusto de Carvalho. Só ingressará nesse perímetro quem tiver autorização do TRF4. O espaço aéreo e uma larga faixa do Lago Guaíba, inclusive a partir da região das ilhas, já estão sendo monitorados.
A sede do TRF4 sediará o julgamento, mas não terá expediente a partir do horário do isolamento. O mesmo ocorrerá com outros prédios federais como a Procuradoria Regional da República no RS, os ministérios da Fazenda e da Agricultura, a Receita Federal, o IBGE e o Serpro. Também permanecerá fechada a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a Casa do Gaúcho e, até, uma churrascaria próxima ao Tribunal, onde está localizado, também, o Parque da Harmonia.