Governo lança programa para reduzir desigualdade digital no RS

O governo estadual lançou, na manhã desta sexta-feira, o programa Internet para Todos no Rio Grande do Sul. O Estado é o nono do Brasil a receber o lançamento da iniciativa do governo federal, cujo objetivo é levar internet a regiões periféricas de áreas urbanas e rurais de todo o País.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), veio a Porto Alegre para fazer o lançamento do programa, que aconteceu no Palácio Piratini. Para ele, essa é uma iniciativa importante de inclusão digital e social no Brasil. “Não há maior injustiça social nos dias de hoje do que uma criança que cresce numa residência onde não tem internet e que estuda numa escola que não tem internet. Essa criança pode estar condenada a nunca ser equiparada com outra pessoa que teve acesso a isso durante toda a vida”, disse Kassab.
O programa custa quase R$ 3 bilhões, que serão arcados pelo governo federal, e não prevê gastos para os municípios. A segurança do terreno onde a antena precisa ser instalada fica a cargo das prefeituras, assim como o pagamento da energia consumida. A operação deve ser isenta do Imposto Sobre Serviços (ISS) e, por isso, é necessário que os prefeitos encaminhem um projeto de lei para as Câmaras de Vereadores.
A conexão é feita por meio de um Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, que além de permitir o acesso à banda larga também atua na cobertura das fronteiras para combater o tráfico de drogas e o contrabando. O programa vai ser implantado, em um primeiro momento, em 300 cidades brasileiras, ainda no primeiro semestre de 2018, e garantir conectividade a mais de 40 mil localidades sem acesso à internet banda larga.