Gabbardo prevê contratação de mil funcionários para o Hospital Regional de Santa Maria

O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou que o Hospital Regional de Santa Maria vai contratar aproximadamente mil funcionários e, em cerca de 50 dias, entrar em operação. Concluído em 2016, o local até hoje não abriu ao público.
Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, Gabbardo também confirmou que a instituição vai atender 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele esteve acompanhado do prefeito em exercício, Sérgio Cechin, da secretária de Saúde do município, Lilliane Melo Duarte, e do titular da 4ª coordenadoria regional de Saúde, Roberto Schorn.
A confirmação do atendimento via SUS termina com a especulação de que parte do complexo, com a entrega da gestão a um órgão terceirizado, previa a destinação de parte dos leitos a pacientes de convênios privados, salientou o secretário. De acordo com ele, foram sete negociações até se chegar a um denominador comum no que se refere à gestão da casa de saúde.
Gabardo destacou que o ambulatório, com participação de 200 a 300 funcionários, vai ser o primeiro a funcionar. Ele também confirmou que a gestão vai ser compartilhada com a Secretaria Estadual de Saúde, com a designação de integrantes da Pasta para acompanhar a administração do complexo.
Sobre o atendimento geral, o secretário declarou que todo paciente deve passar por uma avaliação na Unidade Básica de Saúde do bairro antes de chegar ao hospital.
A responsabilidade de contratar os funcionários fica a cargo do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. O grupo conta com um banco de profissionais da área da Saúde. Como a instituição é filantrópica, todos os recursos financeiros devem, obrigatoriamente, ser investidos no hospital. Já o custo estimado para aquisição, locação ou leasing de equipamentos, entre R$ 50 e R$ 60 milhões, vai ser buscado, em maioria, junto ao Ministério da Saúde.