Kim Kataguiri sobre julgamento de Lula: "vai ter manistação de qualquer jeito"

Kim Kataguiri, um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), garantiu que haverá manifestações em Porto Alegre “de qualquer jeito” no próximo dia 24 de janeiro, data do julgamento do ex-presidente Lula pelo TRF4. Conforme Kataguiri, haverá concentração no Parcão pela parte da tarde, com um “pré-carnaval” a partir das 18h em caso de condenação do petista. Caso ele seja absolvido, “vamos aproveitar e protestar contra a decisão e pressionar o Ministério Público Federal”, reforçou.
Questionado sobre um chamamento feito pelo Movimento Vem Pra Rua, organizado para o dia 23, Kim destacou que é preciso manter o foco no dia 24, data do julgamento. Em São Paulo, por exemplo, o MBL garantiu o direito de utilizar a avenida Paulista para sua manifestação. “Nós protocolamos o pedido com dois meses de antecedência e o critério diz que quem pede primeiro tem o direito de ocupar o espaço”, falou.
Sobre o MBL não ter chamado manifestações contrárias ao presidente Michel Temer, Kataguiri disse que é melhor aguardar que ele perca o foro privilegiado que mantém como presidente e que vá ser julgado, após o mandato, pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Ainda acerca dos outdoors espalhados por Porto Alegre e assinados pelo Movimento, Kim disse que foram financiados “pelo grande número de brasileiros que estão indignados com a situação”. Perguntado sobre o posicionamento político do MBL, finalizou afirmou que “todo movimento tem lado, quem tem de ser imparcial é a imprensa”.