Centro de Saúde Modelo volta a registrar filas para vacinação contra febre amarela, em Porto Alegre

O Centro de Saúde Modelo voltou a registrar filas devido a alta procura pela vacina contra a febre. Cerca de 150 fichas foram distribuídas no início da manhã desta quinta-feira e pouco depois das 8h30 as senhas já haviam se esgotado. No período da tarde, outras 150 fichas para atendimento serão distribuídas.
A orientação da Coordenação do Posto é para que as pessoas procurem outras unidades que possuem salas de vacinas. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde informou que cerca de 50% da população residente na capital gaúcha já foi imunizada contra febre amarela. Em âmbito estadual, a cobertura da vacina atinge cerca de 70% da população do Rio Grande do Sul.
A vacinação contra febre amarela está no calendário nacional de imunizações do Ministério da Saúde desde 1999, estando disponível gratuitamente para pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias (60 incompletos). Uma dose é suficiente para imunização por toda a vida.
Atualmente, há confirmação de casos de febre amarela silvestre em áreas de mata de cidades da região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e na Bahia. Entre julho de 2017 e o início de 2018, foram notificados no país 470 casos suspeitos. Desses, 35 foram confirmados, com registro de 20 óbitos, e 145 estão em investigação, de acordo com Boletim do Ministério da Saúde divulgado na última terça-feira.