Vacina contra a febre amarela: Prefeitura pede que usuários evitem o Centro de Saúde Modelo

O movimento se mantém intenso no Centro de Saúde Modelo, na avenida Jerônimo de Ornelas, em Porto Alegre, com a maioria dos usuários buscando a vacina contra a febre amarela. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que visitou o posto, informou que foram disponibilizadas mais de 400 senhas só nessa manhã. No início da tarde, havia 200 pessoas aguardando para receber a dose. Com isso, a Secretaria Municipal pediu que os usuários evitem o local nas próximas horas e procurem os demais postos de saúde, que seguem vacinando normalmente.
A Secretaria Estadual recomenda a vacinação prioritária contra a febre amarela para a população de 34 municípios, localizados no litoral gaúcho, que anteriormente não faziam parte da área de imunização e controle da doença. Com a medida, a vacinação acabou ampliada a todos os municípios do Rio Grande do Sul. A estratégia adotada pela Secretaria é preventiva em função do surto de febre amarela que atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a cobertura vacinal atinge cerca de 70% da população. “Quem ainda não se vacinou pode procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência, de forma tranquila e sem pânico”, explicou.
Gabbardo disse que para as pessoas que estão planejando viajar para os estados com surto da doença, a orientação é fazer a vacina dez dias antes da viagem. Ele esclarece que quem já se imunizou não precisa de dose de reforço. Gestantes, idosos e imunodeprimidos devem avaliar com o médico os riscos e benefícios da imunização. Em Porto Alegre, a vacina está disponível em todas as salas de vacina mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A imunização contra febre amarela integra o Calendário Nacional de Vacinação e deve ser administrada em dose única, preferencialmente aos 9 meses de idade, até os 59 anos. Quem já foi imunizado não precisa fazer dose de reforço. Gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas devem ter orientação médica para serem vacinadas, com atestado médico indicando ou contra indicando a vacina.
Na campanha de 2009, Porto Alegre vacinou 495 mil pessoas. De 2010 a 2016, foram administradas 223 mil doses. Em 2017, 48,5 mil porto-alegrenses receberam a vacina, o que soma 766,5 mil pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 35 casos e 20 mortes atribuídos à febre amarela de julho de 2017 a 14 de janeiro. Os casos envolvem, principalmente, a região Sudeste e são de residentes em zonas rurais ou que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou lazer.