Gate detona artefato explosivo encontrado em presídio de Uruguaiana

Integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar (BM) detonaram, nesta quarta-feira, artefatos encontrados na Penitenciária Modulada de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O Gate também verificou objetos suspeitos removidos de uma casa da rua Roberto Kramer, no bairro Cabo Luiz Quevedo.
Os três peritos descartaram risco no artefato localizado na residência. Na Penitenciária, porém, os dois objetos continham “emulsão explosiva” e foram detonados junto ao muro do local.
A equipe do Gate chegou à cidade perto do meio dia e seguiu para a casa primeiro. Ao entrar no local, o grupo analisou o saco plástico com o moletom e a camiseta regata onde havia oito tubos, o que motivou o isolamento do local no fim da tarde de ontem. Os peritos constataram se tratar de simulacros elaborados de forma rudimentar.
Na sequência, os especialistas se deslocaram para a Penitenciária Modulada de Uruguaiana, às margens da BR 472, onde em um dos muros da casa prisional foram depositadas, na madrugada desta quarta, duas supostas “bananas de dinamite” e um aparelho celular. Como havia sido constatado pelos servidores do Exército, os artefatos, que tinham três quilos em média, continham “emulsão explosiva” – utilizada em mineração, pedreiras e na construção civil.
A partir da confirmação, o Gate cavou um buraco de cerca de um metro de profundidade e detonou o material. O diretor da penitenciária, Alex Silva, suspeita que os explosivos tenham sido preparados para abrir um buraco no muro, que mede 13 metros de altura, e proporcionar uma fuga em massa.