Polícia Federal faz operação contra fraude na importação de equipamentos médicos

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Zona Cinzenta, na manhã desta terça-feira (16). A investigação é a segunda fase da Operação Equipos, sobre a importação fraudulenta de equipamentos de diagnóstico médico através da Aduana de Controle Integrado em Dionísio Cerqueira (SC). Estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão em 47 municípios de 18 Estados do Brasil. No Rio Grande do Sul, são cumpridos dois mandados nas cidades de São Leopoldo e Venâncio Aires.
Os criminosos sonegaram todos os impostos federais sobre a importação resultando em prejuízo aos cofres públicos estimado em R$ 20 milhões. Conforme a PF, na primeira fase foram identificadas 13 operações de importação fraudulenta, sendo dez importações clandestinas, que cruzaram a fronteira sem qualquer registro, e outras três importações com o registro fraudulento e subfaturado da mercadoria.
Depois de entrar no país, os equipamentos eram encaminhados a um depósito de São Paulo e a retirada deles era feita com nota fiscal diferente da que havia remetido o produto ao depósito, em uma tentativa de impedir ou dificultar o rastreio dos equipamentos.
A partir de documentos e depoimentos obtidos na primeira fase, foi possível identificar a pessoa jurídica responsável pela emissão das notas fiscais de faturamento dos materiais para os compradores brasileiros, o que proporcionou a realização de uma nova etapa de buscas com o objetivo de apreender os equipamentos médicos faturados ilegalmente, comprovando também a fraude.
São investigados empresários e pessoas jurídicas do ramo de exportação e importação, revendedores, clínicas, hospitais, despachante aduaneiro, além de um doleiro responsável pelo repasse de recursos ilícitos ao grupo.