Lei permite adoção de cavalos e cães empregados no policiamento

Sancionada pelo Executivo na semana passada, a Lei Nanquim permite que, em vez de leiloados, cães e cavalos que atuaram no policiamento ou em outras atividades públicas possam ser adotados por pessoas físicas e entidades de proteção animal. Antes da lei, não havia regulamentação sobre a destinação dos equinos e caninos de posse do Estado. Detalhes da lei foram apresentados na manhã desta terça-feira, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini.
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Gabriel Souza, disse que o nome da lei é uma homenagem ao cavalo que acompanhou por cinco anos em atividades profissionais a ex-policial militar Kelly Thimoteo. “A preferência para adoção será dada aos policiais que trabalham com os animais, até porque eu como veterinário sei que eles criam laços com o tutor, então é melhor que eles sigam com eles”, disse. Para Souza, a partir da lei sancionada vai ser redigida a minuta com prazos e especificações.
O subcomandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, afirmou que ainda não há data de quando Nanquim vai ser doado à ex-policial militar. Atualmente o Estado soma cerca de 600 equinos e em torno de 100 cães. “A regulamentação vem em boa hora. Os leilões feitos eram apenas para aqueles animais em condições de trabalho ainda. Agora, aqueles que estão inservíveis, não aptos ao trabalho, terão um fim digno”, opinou. Em média, um cão pode atuar até os 15 anos e o cavalo de 20 a 25, conforme a função desempenhada.
Feliz com a Lei Nanquim, Kelly informou que já ter um canto preparado para receber o animal, que atualmente está no quartel da Brigada Militar em Passo Fundo. Ela, que deixou o policiamento para se tornar advogada, contou que prometeu ao cavalo nunca o abandonar.
Para o governador José Ivo Sartori, a lei pode ser simples e singela, mas apenas o início da caminhada. “Não ficará apenas para o agora, vai além. A regulamentação resgata um importante ponto, o descanso dos animais. Isso é muito importante, ainda mais para aqueles que tanto serviram a comunidade.”