Estância Velha confirma primeiro caso de dengue contraído na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Estância Velha confirmou o primeiro caso autóctone de dengue no município do Vale do Sinos. O caso foi registrado no Bairro Lago Azul e só chegou até a secretaria municipal com rapidez porque a paciente, uma mulher de cerca de 30 anos, procurou a Unidade de Saúde do bairro.
A partir da confirmação, a prefeitura de Estância Velha vai definir as estratégias do combate aos focos do Aedes aegypti especialmente no bairro Lago Azul, e também em toda a cidade. A coordenadora do setor de Vigilância Ambiental – do Departamento de Vigilância em Saúde – Denise Medeiros Teixeira, destaca que no ano passado mais de 300 focos do mosquito foram registrados em Estância Velha. Ela destaca que a cidade possui muitas residências fechadas e terrenos descuidados pelos proprietários, o que dificulta o trabalho de combate ao mosquito. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite o vírus da Zika e da Febre Chikungunya.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, um boletim com os casos registrados no Rio Grande do Sul será divulgado no final do mês de janeiro.
Mutirão de limpeza no Lago Azul
A primeira ação de combate ao mosquito será a realização, na próxima quinta-feira, no Bairro Lago Azul. Na oportunidade serão recolhidos todo e qualquer material que possa acumular água, como garrafas, pneus, vasos, tampinhas.
O mutirão terá a participação dos agentes de saúde, que serão convocados para a ação, e também de servidores municipais e voluntários. Serão distribuídos sacos de lixo para a população para juntar os materiais, que serão recolhidos pelo caminhão da Secretaria Municipal de Obras.