Criança de 9 anos teria matado acidentalmente adolescente na virada do ano, conclui Polícia

A Polícia Civil concluiu, nesta semana, que a primeira vítima de homicídio de Porto Alegre, em 2018, foi morta acidentalmente por uma criança de 9 anos. De acordo com o delegado Rodrigo Reis, logo após a virada do ano, o menino encontrou, na casa de familiares, no bairro São José, uma arma de fogo e disparou, sem intenção, contra sua tia – uma adolescente que não teve idade, nem nome divulgados. Em um primeiro momento, a suspeita era de que a adolescente teria sido atingida por uma bala perdida ao sair de casa para cumprimentar os vizinhos pela chegada do novo ano.
O dono da arma de fogo – o pai da vítima – foi indiciado no inquérito policial por porte ilegal e também por omissão de cautela. “Foi em razão do descuido e da falta de cautela, que a criança teve acesso à arma e efetuou o disparo acidental”, explicou o delegado em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira.
A Polícia Civil apurou ainda que a arma irregular ficava guardada no forro da casa da adolescente, onde ocorreu o acidente. Durante o dia 31 de dezembro, para limpar o local, o pai da vítima retirou o objeto do forro e escondeu embaixo de roupas. Minutos após a meia-noite do dia 1º, o sobrinho e a adolescente estavam brincando no quarto. “A criança de 9 anos sentiu frio e foi pegar um casaco, foi quando encontrou a arma e, por curiosidade, mexeu no objeto e acabou disparando contra a tia”, explicou o delegado.
O inquérito já foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.