Julgamento Lula: Presidente do TRF4 se reúne com parlamentares do PT na tarde desta sexta

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, vai se reunir com parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT) na tarde desta sexta-feira devido ao julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi solicitado pela bancada federal do partido, por meio do líder da sigla na Câmara, deputado Paulo Pimenta, e está marcado para as 15h.
Além de Pimenta, participam os deputados federais Marco Maia e Maria do Rosário, além dos deputados estaduais Edegar Pretto, Stela Farias e Tarcísio Zimmermann. Os parlamentares querem debater procedimentos administrativos que serão adotados durante o julgamento do recurso de Lula, marcado para o dia 24 de janeiro.
Deputados estaduais pedem reunião com o governo do RS
As bancadas do PT, PCdoB e PSol solicitaram uma audiência com o governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), para os próximos dias. O objetivo é tratar da segurança das pessoas que participarão das manifestações nos dias 22, 23 e 24. Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira, o governo do Estado informou aos parlamentares que o assunto está sendo conduzido pelo Gabinete de Gestão Integrada. O grupo é formado pelas forças de segurança e demais poderes e reúne órgãos municipais, estaduais e federais. A partir disso, o Piratini colocou o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, à disposição dos deputados para tratar sobre o assunto.
Manifestações
A CUT-RS realiza, neste sábado, um manifesto que compõe o “Dia Nacional em Defesa da Democracia e do Direito de Lula” ser candidato. O ato será realizado a partir das 15h, na Redenção, em Porto Alegre. A intenção é chamar atenção da sociedade para o julgamento do recurso do ex-presidente no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
Organizada pela Frente Brasil Popular do Rio Grande do Sul, a programação contará com a confecção de faixas e cartazes. A presidenta Nacional do PT, senadora paranaense Gleisi Hoffmann, confirmou presença no ato. No encerramento haverá um show com o Bloco da Diversidade. Além disso, há eventos marcados pelo grupo na Capital gaúcha para os dias 23 e 24 de janeiro, em defesa de Lula.
Um outro manifesto, organizado pelo Movimento Vem Pra Rua, em âmbito nacional, apoia a condenação do ex-presidente e está sendo divulgado pelas redes sociais. A intenção do grupo é promover um ato em “Defesa da justiça”, no próximo dia 23 de janeiro, em várias cidades do país. Entre as cidades estão: Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Lages/SC, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP. Na lista divulgada, no entanto, Porto Alegre não consta como local onde haverá manifestação promovida pelo movimento.