Prefeitura promete retomar dragagem do Dilúvio no primeiro trimestre de 2018

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smurb) afirmou, nesta quinta-feira (11), que os trabalhos de dragagem do arroio Dilúvio serão retomados ainda no primeiro trimestre de 2018. O último serviço do gênero foi realizado ainda em novembro de 2016, e a situação ideal seria a repetição anual desse trabalho. O contrato de dragagem atual está em vigor desde outubro de 2017. A licitação foi vencida pela FF Maraskin e tem duração de 12 meses.
O contrato abrange, além da dragagem do Dilúvio, serviços de remoção de resíduos em outros arroios e o desassoreamento da bacia de detenção do Parque Marinha do Brasil. O contrato de dragagem anterior foi encerrado em fevereiro do ano passado e está sob investigação após sofrer apontamentos do TCE, por supostas práticas de irregularidades.
Conforme a prefeitura, “o assoreamento do arroio aumenta sem depender das chuvas, pois a maior parte do material que causa o assoreamento e desce da nascente em direção ao trecho do Dilúvio, na Avenida Ipiranga, se acumula no leito do arroio e não deságua na foz do arroio”. O material retirado do Dilúvio é formado, basicamente, por areia. O resíduo é enviado para aterros com licença de operação para recebimento desse tipo de sedimento.
A Smurb ainda informa que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) “age com varrição duas vezes por semana e uma vez por semana com caminhão de foco, sendo recolhidas em média 8 toneladas por semana no entrono do Dilúvio”. Além disso, desde março de 2016, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos com a Ecobarreira, em parceria com a Safeweb, pelo período inicial de 5 anos.