Prefeitura divulga que auditorias evitaram R$ 12 milhões em desperdício na Capital

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou hoje que evitou o desperdício de R$ 12 milhões, com auditorias e reavaliações de processos, em 2017. As ações foram realizadas pela Controladoria-Geral do Município (CGM), que desde a reforma administrativa integra a estrutura da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Somente as análises em cálculos de processos judiciais em fase de execução resultaram em uma economia de R$ 9,5 milhões. Mais de cinco mil processos foram auditados durante o ano passado.
As análises de despesas foram realizadas pelos setores de Divisão de Despesa e Divisão de Auditorias da CGM. Mais R$ 2,5 milhões deixaram de ser gastos após serem avaliadas despesas em liquidação (faturas apresentadas pelos prestadores de serviços), reavaliados processos de aluguel social, por exemplo.
O secretário de Transparência e Controladoria, Sandro Trescastro Bergue, enfatiza o papel do órgão na superação dos desafios na administração pública, de buscar o equilíbrio entre receita e despesa. “A CGM atua diretamente na redução de desperdício do dinheiro público e a estrutura da secretaria vai auxiliar a sociedade a entender que deve estar atenta para a redução dessas anomalias”, considera.