Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, precisa de doações. Os estoques baixaram, pondo em risco a situação de bebês prematuros da UTI Neonatal, que ainda não podem ser amamentados pela mãe.
Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o hospital atende pelo Sistema Único de Saúde e é referência para todo o Estado em pré-natais de alto risco. O Banco de Leite consegue processar até 100 litros de leite humano por mês, quantidade suficiente para suprir as necessidades.
Mães que estiverem amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre, podem doar. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do HMIPV, que fica na avenida Independência, 661, junto à esquina com rua Garibaldi. A unidade atende pelo telefone 3289.3334.
Serão confirmados os critérios de doação – como exames de saúde e informações do pré-natal – e repassadas orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite com segurança. Após preenchimento de cadastro, a equipe busca o leite direto na residência da doadora. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.
Confira algumas informações importantes:
– A produção do leite depende do esvaziamento da mama, por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela produz.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.
– Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.
– Bebês internados que não podem ser amamentados pelas próprias mães podem receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, além de ter mais chances de recuperação e ficar protegida de diarreias, alergias e infecções.